Webinário dia 19/6 marca lançamento do estudo “A Educação não pode esperar”

2020-06-18T16:28:39-03:00 16/06/2020|

Estudo do Iede, CTE-IRB e Tribunais de Contas mapeou ações de redes de ensino durante a pandemia e planejamento para a volta às aulas presenciais

O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e 26 Tribunais de Contas elaboraram o estudo a “A Educação não pode esperar”, cujo lançamento ocorrerá no dia 19 de junho, às 15h, por meio de um webinário no canal do CTE-IRB no YouTube

O estudo traz um mapeamento das ações adotadas pelas redes públicas de ensino durante o período de suspensão das aulas presenciais, contemplando aspectos como oferta de conteúdos pedagógicos de forma remota, suporte e formação de professores, distribuição de alimentos aos estudantes e orientação às famílias. Além disso, mostra como as redes estão se preparando para o retorno no que tangem às estratégias para combater o abandono escolar, diminuir as defasagens de aprendizagem e garantir a segurança de funcionários e estudantes, diminuindo o risco de contágio pelo novo coronavírus. Há ainda uma análise das práticas adotadas, mostrando alguns caminhos possíveis de serem seguidos por outros gestores.

A amostra que compõe “A Educação não pode esperar” é formada por 249 redes de ensino, de todas as regiões do País, sendo 232 municipais e 17 estaduais. Foram analisadas as capitais e municípios sorteados – metade entre os que possuem maior número de matrículas e metade entre aqueles que atendem alunos de nível socioeconômico mais baixo.

O evento on-line reunirá, além do CTE-IRB e do Iede, as secretárias de Educação de Barroquinha (CE) e do Estado do Tocantins, e representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação e Distrito Federal (FNCE).

A inciativa tem o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais Contas (CNPTC).

Sobre o estudo

Entre maio e junho de 2020, secretários de Educação responderam a dois questionários on-line e participaram de entrevistas via telefone ou videoconferência com técnicos dos Tribunais de Contas (TCs).  As respostas foram compiladas e analisadas por pesquisadores do Iede e IRB.

WEBINÁRIO DE LANÇAMENTO DO ESTUDO “A EDUCAÇÃO NÃO PODE ESPERAR”

QUANDO: 19/06, das 15h às 16h30

ONDE: transmissão pelo YouTube do CTE-IRB

Programação

Apresentação:
Cezar Miola (presidente do CTE-IRB)
Ernesto faria (diretor-fundador do Iede)

Painel 1: A importância das ações das redes de ensino para minimizar os prejuízos causados pela pandemia
Participantes: Luiz Miguel Garcia (Undime), Manoel Gonzaga Lima (Uncme), Evandro Borges Arantes (Consed), Osvaldir Ramos (FNCE).

Painel 2: Ações das redes durante a pandemia e planejamento para a volta às aulas
Participantes: Angeliete Veras (secretária de Educação de Barroquinha – CE), Adriana Aguiar  (secretária de Educação, Juventude e Esportes do Estado do Tocantins)
Ítalo Dutra (Unicef).