Equipe 2017-11-08T15:19:36+00:00

EQUIPE

Bruna Goussain

Bruna Goussain tem graduação em Relações Internacionais pela PUC-SP (2009) e em Economia pela USP-RP (2014) e mestrado em Economia Aplicada pela USP-RP (2017). Tem experiência em avaliação de políticas públicas e atualmente trabalha na área de economia da educação.

Ernesto Martins Faria

Ernesto Faria é graduado em Ciências Econômicas pelo Insper (2008), com extensão em Econometria Aplicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP, 2012), mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP, 2015) e doutorando em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores na Universidade de Coimbra. Especialista em cálculos e análises de indicadores educacionais, já passou pelo Todos pela Educação e pela Fundação Lemann, onde ficou 6 anos e coordenou a criação do portal QEdu e a série de estudos Excelência com Equidade. Em 2017, fundou o Iede.

Gustavo Rodrigues

Gustavo Rodrigues é formado em ciências sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP). Há 10 anos atua em pesquisa, com maior foco em metodologias qualitativas e etnografia. Desenvolveu projetos de pesquisa para empresas como Leroy Merlin, Cyrela, PDG, Serasa, BM&FBOVESPA, Avon, Walmart e Nestlé. Na área social e em educação atuou em projetos de clientes como, Coletivo Coca-Cola, Inspirare, Instituto Ayrton Senna, Todos Pela Educação, Itaú BBA e Fundação Lemann.

Lecticia Maggi Silveira

Lecticia Maggi é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2009) e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP (2014). Por 6 anos, foi repórter no portal iG e na Editora Abril, cobrindo principalmente Cidades e Educação. Na Fundação Estudar, onde esteve entre 2014 e 2016, foi editora do site Estudar Fora. Estudou marketing digital na City University London e na University of the Arts London (UAL), em Londres.

Matheus Mascioli

Matheus Mascioli graduou-se em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), em 2015. Atualmente, é estudante de mestrado em Economia também pela USP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em economia da educação, desenvolvimento infantil e mercado de trabalho.

CONSELHO CONSULTIVO

Antônio Gois

Antônio Gois é presidente da Jeduca, Associação de Jornalistas de Educação, colunista de educação do jornal O Globo, comentarista da rádio CBN e consultor do Canal Futura. Cobre o tema desde 1996. Começou no jornal O DIA, trabalhou por 12 anos na Folha de S. Paulo e mais três no Globo. Em 2010 e 2011, foi bolsista do programa Knight Wallace Follows na Universidade de Michigan, onde estudou avaliação educacional. Em 2017 e 2018, foi bolsista da Spencer Education Journalism Fellowship, na Universidade Columbia.Vencedor dos prêmios Esso, Embratel, Folha, Undime e Andifes, sempre com reportagens sobre educação.

Camila Pereira

Camila Pereira é diretora de políticas educacionais na Fundação Lemann e membro do Conselho da Nova Escola. Em sua posição, lidera os esforços da Fundação para apoiar a implementação de políticas educacionais efetivas, trabalhando em estreita colaboração com os principais tomadores de decisão do país. Camila é formada em Jornalismo pela PUC-Rio e foi aluna visitante na Universidade de Columbia, onde estudou Reformas na Educação Pública. Antes de se juntar à Fundação, trabalhou como repórter e editora.

Claudia Costin

Claudia Costin é diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ. Foi, entre outras funções, diretora global de Educação do Banco Mundial, secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, ministra do Ministério da Administração, vice-presidente executiva da Fundação Victor Civita, secretária de Previdência Complementar do Ministério de Previdência Social e secretária de Estado da Cultura do governo do Estado de São Paulo. Tem experiência internacional como professora convidada da Universidade Harvard e da Universidade de Québec e como consultora para os governos de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. É articulista do jornal Folha de S.Paulo. Claudia cursou doutorado em Gestão, mestrado em Economia e graduou-se em Administração Pública pela FGV. Atualmente, é professora universitária na FGV-RJ, tendo ensinado também na FGV-SP,  INSPER, PUC-SP, UnB e FAAP.

Pilar Lacerda

Pilar Lacerda, natural de Timóteo (MG), graduou-se em História, em 1979 (UFMG), e especializou-se em Gestão de Sistemas Educacionais, em 2001 (PUC-Minas). Entre 1976 e 2001, foi professora da educação básica. De 1993 a 1996, foi diretora do Centro de Formação dos Profissionais da Educação da Prefeitura de Belo Horizonte. Entre 2002 e 2007, foi secretária Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte. Presidiu a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), de 2005 a 2007, onde liderou o movimento nacional em defesa de recursos do Fundeb para a educação infantil. De 2007 a 2012, foi secretária de Educação Básica do Ministério da Educação. Atualmente é diretora da Fundação SM Brasil.

COMITÊ TÉCNICO

Adolfo Calderon

Adolfo Calderon é professor titular do programa de pós-graduação em Educação da PUC-Campinas e pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, com pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra (2008-2009), sua principal área de pesquisa é avaliação, eficácia escolar e boas práticas.

Charles Kirschbaum

Charles Kirschbaum possui mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Administração de Empresas pela FGV (2006). Realizou um pós-doutorado em Columbia University em sociologia econômica (2011). É professor do Insper e pesquisador associado do CEM-Cebrap. Tem experiência na área de administração, atuando principalmente em análise de redes sociais dentro e entre organizações. Atualmente, realiza pesquisa em escolas públicas com ênfase nas redes sociais internas na escola.

Daniel Domingues dos Santos

Daniel Domingues dos Santos é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (1997), mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutor em Economia pela University of Chicago (2008). Atualmente é professor doutor de Economia da Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto. Tem experiência na área de economia, com ênfase em economia da educação, desenvolvimento infantil e mercado de trabalho. Na área de educação, atua principalmente com desenvolvimento socioemocional no ambiente escolar.

Jonei Cerqueira Barbosa

Jonei Cerqueira Barbosa é doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e realizou pós-doutorados na London South Bank University e na University of London. É professor associado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), atuando como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação e no de Ensino, Filosofia e História das Ciências. É pesquisador produtividade do CNPq. Sua área de pesquisa é Educação Matemática.

Luiz Guilherme Scorzafave

Luiz Scorzafave possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Teoria Econômica pela USP (2001) e doutorado em Economia pela USP (2004). Atualmente é professor da FEARP-USP e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES). É membro do Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Preto (SP). Trabalha com diversos temas relacionados à temática educacional e avaliação de políticas educacionais, com ênfase em fatores relacionados à gestão escolar que contribuem para a qualidade da escola. Também investiga os diferenciais das escolas eficazes tanto no ensino fundamental como no ensino médio.

Raquel Guimarães

Raquel Guimarães é economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), mestre em Demografia pela UFMG/Cedeplar (2010), mestre em Educação Internacional Comparada pela Stanford University (2012) e doutora em Demografia pela UFMG/Cedeplar (2014). Possui ampla experiência com estudos em Demografia da Educação, Avaliação de Políticas Públicas Educacionais e Economia da Educação. Suas pesquisas incluem os determinantes do desempenho escolar, qualidade do professor e projeções de matrículas e da demanda por docentes na educação básica. É membro da Comissão Assessora de Especialistas para Avaliação de Políticas Educacionais do INEP/MEC desde outubro de 2015 e pesquisadora visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) desde outubro de 2017.

Regina Madalozzo

Regina Madalozzo é PhD em Economia pela Universidade de Illinois, nos EUA. Tem mestrado pela UFRGS e graduação pela PUC-Rio, ambos em Economia. É professora associada e coordenadora do mestrado profissional em Economia do Insper, onde trabalha desde 2002. Suas pesquisas têm foco em Economia do Trabalho com ênfase nas questões de gênero e economia da família.

Silvio Henrique Fiscarelli

Silvio Henrique Fiscarelli é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (1997), mestre e doutor (2005) em Educação também pela UNESP. Realizou pós-doutorado na Área de Educação e Tecnologias em 2007. Atualmente é professor no Departamento de Didática da Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, no qual realiza pesquisas sobre objetos de aprendizagem e jogos educacionais.

Tadeu da Ponte

Mestre em Matemática pelo IME-USP, Tadeu da Ponte especializou-se em métricas educacionais, indicadores e gestão baseada em evidências. É professor do Insper desde 2002 e coordenador executivo dos processos seletivos da instituição. Fundou em 2007 e dirige a Primeira Escolha, empresa dedicada ao desenvolvimento de avaliações padronizadas para o mundo corporativo e educacional. É consultor de organizações não governamentais voltadas para melhoria da educação pública no Brasil.

Tatiane Cosentino Rodrigues

Tatiane Rodrigues é doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), possui graduação em Pedagogia e mestrado em Ciências Sociais pela mesma instituição. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar. É também líder do grupo de pesquisa CNPq “Educação e relações étnico-raciais”. Atua, principalmente, nos seguintes temas: políticas educacionais, relações raciais, diversidade, diferença, movimento negro, currículo e formação de professores.

Telma Vinha

Telma Vinha é pedagoga, doutora na área de Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de Psicologia Educacional desta mesma instituição. É membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unicamp/Unesp. Sua principal área de pesquisa é a melhoria da qualidade do clima escolar e dos problemas de convivência na escola.