Equipe 2022-09-29T15:34:50-03:00

EQUIPE

Ernesto Martins Faria

Ernesto Faria é graduado em Ciências Econômicas pelo Insper (2008), com extensão em Econometria Aplicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP, 2012), mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP, 2015) e doutorando em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores na Universidade de Coimbra. Especialista em cálculos e análises de indicadores educacionais, já passou pelo Todos pela Educação e pela Fundação Lemann, onde ficou 6 anos e coordenou a criação do portal QEdu e a série de estudos Excelência com Equidade. Em 2017, fundou o Iede.

Lecticia Maggi

Lecticia Maggi é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2009), pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP (2014) e cursa especialização em Psicossociologia da Juventude e Políticas Públicas, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Foi repórter no portal iG e na Editora Abril, cobrindo principalmente Cidades e Educação. Na Fundação Estudar, onde esteve entre 2014 e 2016, foi editora do site Estudar Fora. Estudou marketing digital na City University London e na University of the Arts London (UAL), em Londres.

Luana Bunese

Luana Bunese é formada em Engenheira Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e possui pós-graduação em Inovação Social pelo Amani Institute. Ela possui experiência em otimização de processos, sustentabilidade corporativa e gestão de projetos e programas sociais. Trabalhou no Santander, onde entrou como trainee e chegou ao cargo de coordenadora.

Cecília Miranda

Doutoranda em Educação na linha de Escolarização e Desigualdades Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Pedagogia (2017) e mestre em Educação pela UFMG (2020). Possui experiência na área de avaliação de sistemas de ensino, efeitos das escolas, desigualdades escolares e indicadores educacionais. Apaixonada pela educação e pelo poder de impacto que ela representa na vida das pessoas

Lucas Landin

Lucas Landin é estudante de mestrado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Chile e bacharel em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Tem experiência com análise de políticas de gestão municipal e, no Iede, trabalha principalmente com o portal QEdu.

Marina Almeida

Marina Almeida é formada em Jornalismo e Letras pela USP e mestranda em literatura na FFLCH-USP. Como jornalista, foi editora da revista Escola Pública por 6 anos, fez reportagens para veículos como Agência Pública de Jornalismo Investigativo, UOL e revista Educação. Atua em organizações voltadas à educação. Foi uma das vencedoras do 31º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo da OAB-RS.

Matheus Mascioli

Matheus Mascioli graduou-se em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), em 2015. Atualmente, é estudante de mestrado em Economia também pela USP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em economia da educação, desenvolvimento infantil e mercado de trabalho.

Higor Machado

Higor Machado é formado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e cursa uma segunda graduação em Gestão de Políticas Públicas, também pela USP. Começou seu percurso com educação lecionando em sala de aula, também já atuou como pesquisador de Iniciação Científica no Departamento de Letras Clássicas da USP e trabalhou com análise de dados voltados para comunicação e marketing. No QEdu, atua com levantamento e análise de dados para a formulação de projetos de impacto social.

Veridiana Santana

Formada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ela cursa especialização em Gestão de Projetos pelo Centro Paula Souza. Desde a graduação, Veridiana atua em projetos ligados à educação. Ela foi Diretora Institucional do Cursinho FGV e atuou, como pesquisadora, nos projetos “Conexão Local”, voltado para Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) na região dos Açaizais (MA), e no “Dados à prova d’água” (Waterproofing Data – WPD). Neste último, Veridiana também foi facilitadora numa disciplina eletiva de duas escolas públicas. No Iede, atua como Assistente de Projetos.

 

Fábio Assunção

Fábio Assunção é engenheiro de Software com mais de uma década de experiência, especializado em desenvolvimento back-end e ampla vivência em ambientes cloud como AWS, GCP e Azure. Já participou de diversos projetos educacionais de impacto e é entusiasta do software open source, que traz transparência e colaboração à tecnologia. No QEdu, seu cargo é Tech Lead.

Fabrício Jordan

Fabrício Jordan é engenheiro de software especializado em backend. Graduou-se aos 20 anos em Ciência da Computação e possui pós-graduação e MBA em tecnologia. Com participação em diversos projetos educacionais, ele busca usar seu conhecimento para impulsionar a inovação e o progresso tecnológico. No QEdu, seu cargo é Engenheiro de Software Sênior.

COMITÊ TÉCNICO

Adolfo Calderon

Adolfo Calderon é professor titular do programa de pós-graduação em Educação da PUC-Campinas e pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, com pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra (2008-2009), sua principal área de pesquisa é avaliação, eficácia escolar e boas práticas.

Charles Kirschbaum

Charles Kirschbaum possui mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Administração de Empresas pela FGV (2006). Realizou um pós-doutorado em Columbia University em sociologia econômica (2011). É professor do Insper e pesquisador associado do CEM-Cebrap. Tem experiência na área de administração, atuando principalmente em análise de redes sociais dentro e entre organizações. Atualmente, realiza pesquisa em escolas públicas com ênfase nas redes sociais internas na escola.

Daniel Domingues dos Santos

Daniel Domingues dos Santos é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (1997), mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutor em Economia pela University of Chicago (2008). Atualmente é professor doutor de Economia da Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto. Tem experiência na área de economia, com ênfase em economia da educação, desenvolvimento infantil e mercado de trabalho. Na área de educação, atua principalmente com desenvolvimento socioemocional no ambiente escolar.

Jonei Cerqueira Barbosa

Jonei Cerqueira Barbosa é doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e realizou pós-doutorados na London South Bank University e na University of London. É professor associado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), atuando como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação e no de Ensino, Filosofia e História das Ciências. É pesquisador produtividade do CNPq. Sua área de pesquisa é Educação Matemática.

Jorge Lira

Jorge Lira é professor titular do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013 e recebeu o Prêmio Jovem Cientista da TWAS-América Latina e Caribe. É pesquisador do CNPq nível 1B e foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC. É membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática e coordena o Centro de Excelência de Políticas Educacionais na UFC. Desde 2018, é o Cientista-Chefe em Educação Básica no Estado do Ceará, coordenando projetos de avaliação, acompanhamento e proposição de políticas públicas educacionais no estado.

Luiz Guilherme Scorzafave

Luiz Scorzafave possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Teoria Econômica pela USP (2001) e doutorado em Economia pela USP (2004). Atualmente é professor da FEARP-USP e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES). É membro do Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Preto (SP). Trabalha com diversos temas relacionados à temática educacional e avaliação de políticas educacionais, com ênfase em fatores relacionados à gestão escolar que contribuem para a qualidade da escola. Também investiga os diferenciais das escolas eficazes tanto no ensino fundamental como no ensino médio.

Silvio Henrique Fiscarelli

Silvio Henrique Fiscarelli é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (1997), mestre e doutor (2005) em Educação também pela UNESP. Realizou pós-doutorado na Área de Educação e Tecnologias em 2007. Atualmente é professor no Departamento de Didática da Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, no qual realiza pesquisas sobre objetos de aprendizagem e jogos educacionais.

Rosalina Maria Soares

Rosalina é mestra em “Políticas Públicas, Monitoramento & Avaliação” pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. É certificada pelo Programa de Desenvolvimento de Capacidades em Avaliação para a América latina e o Caribe (IPDET). Atua há mais de 20 anos na área de produção de conhecimento e gestão estratégica em educação. É Assessora de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho.

Priscilla Tavares

Priscilla Tavares é graduada e mestre em Ciências Econômicas pela USP (2005, 2007) e doutora em Economia pela Fundação Getulio Vargas (2014). Recebeu o Prêmio de Teses Capes em 2015 por sua tese de doutorado “Ensaios em Economia da Educação”. É professora e pesquisadora da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) e coordenadora do NAPPE (Núcleo de Apoio Pedagógico e Pesquisa em Educação) na mesma instituição. Trabalhou na implementação do IDESP e do bônus por desempenho na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e participou de diversos trabalhos de pesquisa em educação para o MEC, INEP, Fundação Lemann e Itaú Social.