Equipe 2017-11-08T15:19:36+00:00

EQUIPE

Ernesto Martins Faria

Ernesto Faria é graduado em Ciências Econômicas pelo Insper (2008), com extensão em Econometria Aplicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP, 2012), mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP, 2015) e doutorando em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores na Universidade de Coimbra. Especialista em cálculos e análises de indicadores educacionais, já passou pelo Todos pela Educação e pela Fundação Lemann, onde ficou 6 anos e coordenou a criação do portal QEdu e a série de estudos Excelência com Equidade. Em 2017, fundou o Iede.

Gustavo Rodrigues

Gustavo Rodrigues é formado em ciências sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP). Há 10 anos atua em pesquisa, com maior foco em metodologias qualitativas e etnografia. Desenvolveu projetos de pesquisa para empresas como Leroy Merlin, Cyrela, PDG, Serasa, BM&FBOVESPA, Avon, Walmart e Nestlé. Na área social e em educação atuou em projetos de clientes como, Coletivo Coca-Cola, Inspirare, Instituto Ayrton Senna, Todos Pela Educação, Itaú BBA e Fundação Lemann.

Lecticia Maggi Silveira

Lecticia Maggi é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2009) e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP (2014). Por 6 anos, foi repórter no portal iG e na Editora Abril, cobrindo principalmente Cidades e Educação. Na Fundação Estudar, onde esteve entre 2014 e 2016, foi editora do site Estudar Fora. Estudou marketing digital na City University London e na University of the Arts London (UAL), em Londres.

Matheus Mascioli

Matheus Mascioli graduou-se em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), em 2015. Atualmente, é estudante de mestrado em Economia também pela USP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em economia da educação, desenvolvimento infantil e mercado de trabalho.

CONSELHO CONSULTIVO

Antônio Gois

Antônio Gois é presidente da Jeduca, Associação de Jornalistas de Educação, colunista de educação do jornal O Globo, comentarista da rádio CBN e consultor do Canal Futura. Cobre o tema desde 1996. Começou no jornal O DIA, trabalhou por 12 anos na Folha de S. Paulo e mais três no Globo. Em 2010 e 2011, foi bolsista do programa Knight Wallace Follows na Universidade de Michigan, onde estudou avaliação educacional. Em 2017 e 2018, foi bolsista da Spencer Education Journalism Fellowship, na Universidade Columbia.Vencedor dos prêmios Esso, Embratel, Folha, Undime e Andifes, sempre com reportagens sobre educação.

Camila Pereira

Camila Pereira é diretora de políticas educacionais na Fundação Lemann e membro do Conselho da Nova Escola. Em sua posição, lidera os esforços da Fundação para apoiar a implementação de políticas educacionais efetivas, trabalhando em estreita colaboração com os principais tomadores de decisão do país. Camila é formada em Jornalismo pela PUC-Rio e foi aluna visitante na Universidade de Columbia, onde estudou Reformas na Educação Pública. Antes de se juntar à Fundação, trabalhou como repórter e editora.

Claudia Costin

Claudia Costin é diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ. Foi, entre outras funções, diretora global de Educação do Banco Mundial, secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, ministra do Ministério da Administração, vice-presidente executiva da Fundação Victor Civita, secretária de Previdência Complementar do Ministério de Previdência Social e secretária de Estado da Cultura do governo do Estado de São Paulo. Tem experiência internacional como professora convidada da Universidade Harvard e da Universidade de Québec e como consultora para os governos de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. É articulista do jornal Folha de S.Paulo. Claudia cursou doutorado em Gestão, mestrado em Economia e graduou-se em Administração Pública pela FGV. Atualmente, é professora universitária na FGV-RJ, tendo ensinado também na FGV-SP,  INSPER, PUC-SP, UnB e FAAP.

Pilar Lacerda

Pilar Lacerda, natural de Timóteo (MG), graduou-se em História, em 1979 (UFMG), e especializou-se em Gestão de Sistemas Educacionais, em 2001 (PUC-Minas). Entre 1976 e 2001, foi professora da educação básica. De 1993 a 1996, foi diretora do Centro de Formação dos Profissionais da Educação da Prefeitura de Belo Horizonte. Entre 2002 e 2007, foi secretária Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte. Presidiu a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), de 2005 a 2007, onde liderou o movimento nacional em defesa de recursos do Fundeb para a educação infantil. De 2007 a 2012, foi secretária de Educação Básica do Ministério da Educação. Atualmente é diretora da Fundação SM Brasil.

COMITÊ TÉCNICO

Adolfo Calderon

Adolfo Calderon é professor titular do programa de pós-graduação em Educação da PUC-Campinas e pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, com pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra (2008-2009), sua principal área de pesquisa é avaliação, eficácia escolar e boas práticas.

Charles Kirschbaum

Charles Kirschbaum possui mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Administração de Empresas pela FGV (2006). Realizou um pós-doutorado em Columbia University em sociologia econômica (2011). É professor do Insper e pesquisador associado do CEM-Cebrap. Tem experiência na área de administração, atuando principalmente em análise de redes sociais dentro e entre organizações. Atualmente, realiza pesquisa em escolas públicas com ênfase nas redes sociais internas na escola.

Daniel Domingues dos Santos

Daniel Domingues dos Santos é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (1997), mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutor em Economia pela University of Chicago (2008). Atualmente é professor doutor de Economia da Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto. Tem experiência na área de economia, com ênfase em economia da educação, desenvolvimento infantil e mercado de trabalho. Na área de educação, atua principalmente com desenvolvimento socioemocional no ambiente escolar.

Fernanda Estevan

Fernanda Estevan possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (2000), diploma de estudos complementares em Economia pela Université Catholique de Louvain (2002), mestrado em Economia pela Université Catholique de Louvain (2004) e doutorado em Economia pela Université Catholique de Louvain (2009). É professora associada do Departamento de Economia da USP. Seus interesses de pesquisa incluem economia pública e microeconomia do desenvolvimento. Sua pesquisa atual se concentra na avaliação de políticas de ação afirmativa implementadas no ensino superior no Brasil.

Kátia Stocco Smole

Kátia Smole é licenciada em Matemática, possui mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado também pela USP na área de Ensino de Ciências e Matemática. Por 12 anos, foi professora da rede pública. Hoje, além de coordenar as ações do Grupo Mathema, presta assessoria a redes de ensino e participa de projetos visando desenvolvimento de currículos e soluções educacionais para a escola básica. Seus livros didáticos são utilizados em escolas de todo o Brasil.

Luiz Guilherme Scorzafave

Luiz Scorzafave possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Teoria Econômica pela USP (2001) e doutorado em Economia pela USP (2004). Atualmente é professor da FEARP-USP e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES). É membro do Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Preto (SP). Trabalha com diversos temas relacionados à temática educacional e avaliação de políticas educacionais, com ênfase em fatores relacionados à gestão escolar que contribuem para a qualidade da escola. Também investiga os diferenciais das escolas eficazes tanto no ensino fundamental como no ensino médio.

Raquel Guimarães

Raquel Guimarães é economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), mestre em Demografia pela UFMG/Cedeplar (2010), mestre em Educação Internacional Comparada pela Stanford University (2012) e doutora em Demografia pela UFMG/Cedeplar (2014). Possui ampla experiência com estudos em Demografia da Educação, Avaliação de Políticas Públicas Educacionais e Economia da Educação. Suas pesquisas incluem os determinantes do desempenho escolar, qualidade do professor e projeções de matrículas e da demanda por docentes na educação básica. É membro da Comissão Assessora de Especialistas para Avaliação de Políticas Educacionais do INEP/MEC desde outubro de 2015 e pesquisadora visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) desde outubro de 2017.

Regina Madalozzo

Regina Madalozzo é PhD em Economia pela Universidade de Illinois, nos EUA. Tem mestrado pela UFRGS e graduação pela PUC-Rio, ambos em Economia. É professora associada e coordenadora do mestrado profissional em Economia do Insper, onde trabalha desde 2002. Suas pesquisas têm foco em Economia do Trabalho com ênfase nas questões de gênero e economia da família.

Tadeu da Ponte

Mestre em Matemática pelo IME-USP, Tadeu da Ponte especializou-se em métricas educacionais, indicadores e gestão baseada em evidências. É professor do Insper desde 2002 e coordenador executivo dos processos seletivos da instituição. Fundou em 2007 e dirige a Primeira Escolha, empresa dedicada ao desenvolvimento de avaliações padronizadas para o mundo corporativo e educacional. É consultor de organizações não governamentais voltadas para melhoria da educação pública no Brasil.

Telma Vinha

Telma Vinha é pedagoga, doutora na área de Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de Psicologia Educacional desta mesma instituição. É membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unicamp/Unesp. Sua principal área de pesquisa é a melhoria da qualidade do clima escolar e dos problemas de convivência na escola.