Ana Paula Bimbati e Carlos MadeiroDo UOL, em São Paulo e em Maceió
17/01/2024 04h00
O Ceará lidera a lista dos estados brasileiros com mais alunos inscritos e que fizeram o Enem 2023, segundo dados divulgados pelo MEC (Ministério da Educação).
Até 2011, o estado percebia que alguns alunos enfrentavam dificuldades para realizar o Enem, afirmou ao UOL a secretária de Educação do Ceará, Eliana Nunes Estrela. O exame é considerado a principal porta de entrada ao ensino superior — com o resultado da prova, os alunos conseguem vagas em universidades públicas, privadas ou até fora do Brasil.
Para tentar vencer essas barreiras na escola pública, a pasta lançou há 12 anos o programa “Enem Chego Junto, Chego Bem”. A ação tem sete etapas, que atendem o estudante durante toda a 3ª série do ensino médio.
(…)
O apoio ao estudante não deve ficar restrito, por exemplo, ao transporte público — cidades como São Paulo liberaram a catraca no dia do exame. “Muito alunos não têm estímulo e não pensam no Enem como uma possibilidade de ascensão, de próxima etapa para seu futuro”, Ernesto Faria, diretor-executivo do Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional).