01/12/22
Por Jornalismo TV Cultura
Apenas 5% dos estudantes brasileiros entendem bem o conceito matemático, ou seja, de cada 100 alunos da rede pública brasileira, 95 não conseguem chegar ao final do ensino médio resolvendo questões da disciplina. Os dados são do Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional).
O estudo mostra que o Amapá, com pouco mais de 1%, está em último lugar no desempenho escolar em matemática. Os índices melhoram um pouco à medida que descemos o mapa do Brasil. Alagoas, por exemplo, tem menos de 4% de aproveitamento, Rio de Janeiro, pouco mais de 4%, São Paulo, pouco mais de 6%, Rio Grande do Sul, quase 8%, e o Espírito Santo, com mais de 11%, tem o melhor rendimento nos teoremas, mas, mesmo assim, está longe de ser considerado bom.
O que já era ruim, piorou durante a pandemia, já que os jovens deixaram de frequentar os bancos escolares ou foram forçados a estudar as equações não mais com a ajuda do professor, presencialmente. A explicação pela tela de um computador é sempre mais difícil de entender. Assista ao vídeo com a reportagem completa.