QEdu Países agora traz dados da Talis e da Education at a Glance

2023-03-22T13:32:42-03:00 23/08/2022|

Plataforma disponibiliza avaliações e estudos internacionais para conhecermos como os estudantes e professores do Brasil estão em relação aos de outras nações

Você sabia que somente 23,5% da população brasileira entre 25 e 34 anos concluiu o Ensino Superior? Sabia também que a taxa de empregabilidade entre quem fez um curso de graduação (população de 25 a 64 anos) é de 78,8% contra 66,3% de quem terminou apenas o Ensino Médio? Ou ainda que um quarto das mulheres graduadas (2019) fizeram cursos na área de Educação? 

Essas são algumas das informações da publicação Education at a Glance 2021, produzida anualmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e que agora estão disponíveis no QEdu Países (paises.qedu.org.br). Além dos dados já citados, você também pode conhecer qual o salário médio dos professores e a distribuição etária deles; as despesas públicas em Educação como porcentagem da despesa total do governo; a proporção de professoras mulheres; quantidade de alunos por professor; tempo obrigatório no ensino básico, entre outras.  

O QEdu Países é uma das plataformas do portal QEdu. Sua origem remete ao Mapa da Aprendizagem, criado pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em 2019, em parceria com o Itaú BBA (atual Itaú Educação e Trabalho), com o objetivo de mostrar como os estudantes brasileiros estavam em relação ao restante do mundo. Para isso, trazia avaliações e estudos internacionais, como o Programme for International Student Assessment (Pisa).

Em 2020, com a parceria firmada entre Fundação Lemann (criadora do QEdu) e Iede para a gestão do portal, entendeu-se que seria importante os dados do Mapa estarem no QEdu. Houve, então, uma reformulação do site, com a inclusão de novos conteúdos e a alteração do nome da marca. A grande novidade, neste momento, é que o QEdu Países passa a disponibilizar não só informações dos estudantes de cada nação, como também sobre a organização dos sistemas de ensino, além de quem são, o que pensam e as condições de trabalho dos professores. 

No caso dos professores, as informações são provenientes da Teaching and Learning International Survey (Talis), também coordenada pela OCDE. Por meio dela, podemos saber, por exemplo, que 97,2% dos docentes do País optaram pela carreira de professor por esta trazer uma contribuição à sociedade — um dos maiores índices entre os países avaliados. Além disso, 75,7% “estão certos de que escolheram a melhor profissão” (índice na média dos países da OCDE) e 92,2% “gostam muito de trabalhar na escola atual”. Os dados da Talis são da edição mais recente da pesquisa, de 2018. No Brasil, participaram 2.447 professores de 185 escolas dos anos finais do Ensino Fundamental e 2.828 professores de 186 escolas do Ensino Médio.

O QEdu Países surgiu com o intuito de facilitar a visualização e comparação de  informações de estudos importantes. Há uma série de filtros que permitem customizar a experiência do usuário: no menu lateral esquerdo, é possível ver os dados por continente ou somente a média dos países integrantes da OCDE. Já as informações podem ser exibidas por ordem alfabética, crescente ou decrescente. Tudo pode ser baixado em planilhas XLSX e CSV.

“No Brasil, ainda analisamos pouco os dados internacionais de educação, seja no debate público ou acadêmico. Há muito mais estudos com as bases do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Censo Escolar do que com as do Pisa, por exemplo. Por isso, esse nosso esforço de tornar esses dados mais acessíveis. O Education at a Glance traz várias dimensões sobre a educação dos países, enquanto a Talis é o panorama mais completo que temos sobre os professores da Educação Básica de diferentes continentes”, afirma Ernesto Faria, diretor-fundador do Iede.

O QEdu Países é uma iniciativa do Iede e da Fundação Lemann, com apoio da B3 Social e do Itaú Educação e Trabalho.