Portal Correio: Escolas da Paraíba se destacam em mapeamento nacional

2017-11-28T10:47:39-03:00 27/11/2017|

Quatro escolas municipais foram listadas em levantamentos que avaliam indicadores de aprendizagem e desempenho em atividades externas

Quatro escolas municipais na Paraíba foram destaques positivos em levantamento feito pela Fundação Lemann, em parceria com o Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e o Itaú BBA. O estudo mapeou o ensino público em três categorias.

As escolas Dr. José Novais, em João Pessoa, e Matilde de Castro Bandeira, em Pombal receberam o selo ‘Excelência com Equidade’, que aponta bom desempenho em avaliações externas.

O estudo ainda deu às escolas Delfino José dos Santos, em Água Branca, e Pastor Frank Dyer, em Patos, o selo ‘Bom Percurso’, categoria que indica as melhores escolas por microrregião, significando que elas atingiram o patamar nacional nos indicadores de aprendizagem.

“O estudo ressalta os esforços de escolas públicas em promover e melhorar a aprendizagem dos alunos e mostra que é possível criar novos caminhos para um ensino de qualidade”, diz a assessoria de educação do Itaú BBA, Ana Inoue. “Precisamos estudar a fundo quais aspectos garantem um bom aprendizado dos alunos da rede pública de ensino”, complementa a superintendente do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, Isabel Aché Pillar.

Apesar dos bons exemplos, ainda há desafios

O mapeamento aponta uma dificuldade do país em enfrentar desigualdades regionais. Muitos estados do Norte e do Nordeste do país ainda possuem poucas escolas com bons resultados, principalmente nos anos finais do Ensino Fundamental. O diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, aponta a necessidade de suporte da secretaria e boas formações para os educadores: “É essencial investir na formação dos professores”.

O mapeamento mostra que nenhuma escola dos estados do Amapá, Sergipe e Roraima foi classificada como ‘Bom Percurso’ ou ‘Excelência com Equidade’, ilustrando desafios que regiões com renda per capita baixa têm enfrentado em educação.

“O número de escolas com resultados mais razoáveis de aprendizagem em matemática e leitura cresceu muito nos últimos cinco anos. O problema é que essas escolas estão concentradas em algumas regiões. Há microrregiões com vários municípios em que não há uma escola sequer que consegue garantir um terço dos alunos com um bom nível de aprendizado”, avalia Ernesto Martins Faria, coordenador dos estudos e diretor executivo do Portal Iede.

O mapeamento aponta também um número mais alto de escolas com bons resultados na primeira etapa do Ensino Fundamental do que o encontrado na segunda etapa. São 314 escolas ‘Excelência com Equidade’ e 313 ‘Bom Percurso’ nos anos iniciais, enquanto nos anos finais o número é de 84 e 81, respectivamente.

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