No caso do aprendizado da língua portuguesa, 39% dos alunos do 3º ano do ensino médio conseguiram adquirir o conhecimento esperado.
Por Francisco Dutra, do Metrópoles
Apenas seis a cada 100 estudantes do 3º ano do ensino médio aprenderam adequadamente matemática nas escolas públicas locais e federais na capital do Brasil em 2021, segundo pesquisa feita com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021.
O estudo revelou um desempenho abaixo na maior parte das metas esperadas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Distrito Federal.
Segundo o estudo, apenas 6% alunos alcançaram o aprendizado adequado em matemática, enquanto 45% assimilaram o básico e 49% apresentaram resultado considerado insuficiente.
Em 2015, o índice de aprendizado adequado das contas no ensino médio nas unidades públicas locais e federais era de apenas 5% em 2017. Ao final de 2019, a rede pública da capital brasileira reagiu e atingiu 7%. No entanto, voltou a cair. O mapeamento foi traçado pelo instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). As informações estão disponíveis na plataforma QEdu. Leia a reportagem completa no Metrópoles.