O Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) realiza, ao longo desta e das próximas semanas, uma série de lives com professoras de destaque na área de Educação. Algumas delas já ganharam diversos prêmios nacionais e estiveram, inclusive, entre as finalistas do Global Teacher Prize 2019, conhecido como Nobel da Educação. Os bate-papos vão abordar assuntos diversos, de tecnologia e inovação na sala de aula à integração entre escola e comunidade e inclusão de pessoas com deficiência. As conversas acontecem sempre no instagram do Iede.
Na programação, também está uma live promovida pelo Mapa Educação, em que o Iede participa como convidado. Confira a seguir a agenda completa e programe-se:
14/02 – “Como combater a evasão e o abandono escolar”
Mapa Educação e Iede
A evasão e o abandono escolar são dois grandes problemas da Educação brasileira, que se agravaram significativamente neste período de pandemia. Nessa live organizada pelo Mapa Educação, com a presença do diretor-fundador do Iede, Ernesto Faria, como convidado serão discutidas estratégias para o enfrentamento desses desafios e como a sociedade deveria se organizar para que todas as crianças e jovens tenham seu direito à Educação assegurado. O bate-papo acontece no perfil do Iede (@portaliede) e do Mapa (@mapaeducacao) dia 14/02, às 20h (horário de Brasília).
Assista aqui
21/02 – Dissolvendo os muros da escola
Professora Lília Melo e Iede
Cansada das cenas de violência contra a população jovem e negra de seu bairro, a professora Lilia Melo, de Belém (PA), criou o projeto “Juventude Negra Periférica – Do Extermínio ao Protagonismo” para promover a autoestima de seus alunos por meio da dança, do teatro e de produções audiovisuais. A iniciativa rendeu a ela o título de melhor professora de Ensino Médio do país, em 2018, no prêmio “Professores do Brasil” (suspenso no ano seguinte), do Ministério da Educação (MEC). Ela também foi indicada ao Global Teacher Prize, conhecido como Nobel de Educação.
Nesse bate-papo, ela vai contar como se uniu a seus alunos, buscou coletivos periféricos do bairro em que leciona e “dissolveu os muros da escola”, aproximando os estudantes da comunidade no entorno. Juntos, Lilia e os adolescentes produziram uma série de manifestações artísticas. Para ela, o projeto trouxe um pouco mais de esperança e perspectiva de futuro aos alunos. A conversa será dia 21/02, às 19h (horário de Brasília), no perfil do Iede (@portaliede) e da professora Lília Melo (@liliamelotf).
Assista aqui
14/03 “Como tornar os espaços educacionais mais inclusivos”
Professora Doani Bertan e Iede
Em 2020, Doani Bertan superou mais de 12 mil candidatos, de 140 países, e foi uma das 10 finalistas do prêmio Global Teacher Prize 2020, conhecido como Nobel da Educação. Formação em Educação Especial e Libras/Português, ela se destaca por tornar a sala de aula um local mais inclusivo. Em 2019, Doani dava aulas em Campinas (SP) para uma turma com nove alunos surdos e dois com déficit de audição e uma das estratégias que criou foi gravar vídeos em Libras sobre os conteúdos de sala de aula, que deram origem ao canal no YouTube Sala8, que já tem mais de 14 mil inscritos. O bate-papo com a professora acontecerá no dia 14/03, às 19h, no perfil @portaliede e @sala8doani.
Assista aqui
21/03 – “Formas inovadores de trabalhar produção textual com os alunos”
Professora Florência Pinto e Iede
A professora Florencia Pinto é licenciada em Língua Portuguesa, Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e atua na Educação desde 2003. Dentro de sala de aula, ela leciona Produção Textual e auxilia os alunos para o ingresso no ensino superior. Ela ficou conhecida por um vídeo que viralizou na internet mostrando a sua emoção em ver seus alunos aprovados na universidade pública.
No bate-papo, ela vai contar um pouco de como funciona o seu processo de ensinar a produção textual, que exige um longo trabalho de pesquisa e muita paciência, e utilizando metodologias que acolham o aluno em sala de aula. A conversa acontece no dia 21/03 (segunda-feira), às 19h (horário de Brasília) pelo perfi do Iede (@portaliede) e pelo da professora Flor Pinto (@florpinto2413)
Assista aqui
04/04 – “Inovação e tecnologia no processo de aprendizagem”
Professora Débora Garofalo e Iede
Débora Garofalo carrega muitos prêmios ao longo da sua carreira como professora da Educação Básica, entre eles o “Professores do Brasil” 2018, do Ministério da Educação (MEC). Ela também é considerada uma das 10 melhores professoras do mundo pelo Global Teacher Prize 2019, conhecido como Nobel da Educação. O trabalho idealizado por Débora, unindo robótica com materiais recicláveis, se tornou política pública na educação estadual de São Paulo. Hoje, ela é coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo.
No bate-papo, Débora vai contar um pouco mais da sua trajetória e de como é possível levar tecnologia e inovação para a sala de aula mesmo sem grandes recursos. A conversa acontece no dia 04/04, às 19h (horário de Brasília) pelo perfil do Iede (@portaliede) e pelo da professora Débora (@garofalodebora).