Excelência com Equidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

2020-04-27T18:03:42-03:00 04/10/2019|

A Fundação Lemann e o Itaú BBA realizaram, em 2012, o primeiro estudo da série Excelência com Equidade. Na ocasião, foram mapeadas escolas públicas que atendiam alunos de baixo nível socioeconômico e conseguiam bons resultados nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

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Os critérios adotados foram: pelo menos 70% dos alunos da escola deveriam ter realizado a Prova Brasil 2011, e a escola deveria ter pelo menos 70% dos alunos no nível adequado de proficiência em língua portuguesa e matemática. Somente 5% dos estudantes, no máximo, poderiam estar no nível insuficiente. Para isso, foi adotada a interpretação que pesquisadores e organizações como o Movimento Todos pela Educação fazem da escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Além disso, as escolas também deveriam ter evoluído no Ideb e nos dados de aprendizagem desde 2011. Com a adoção desses critérios, chegou-se a um grupo de 215 escolas.

A pesquisa de campo (qualitativa) buscou entender as estratégias e práticas comuns às escolas de bons resultados. Para isso, os pesquisadores visitaram duas escolas no Nordeste e uma escola em cada uma das outras regiões do País que atingiram os critérios estipulados. Nesses locais, foram realizadas entrevistas com o secretário municipal de educação da cidade, com o diretor escolar, coordenador pedagógico e trio de professores, além de grupo focal com os alunos e observações do ambiente escolar.

A partir disso, foram identificadas quatro práticas comuns às unidades que conseguem garantir o aprendizado da maioria dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. São elas:

1. Definir metas e ter claro o que se quer alcançar;
2. Acompanhar de perto – e continuamente – o aprendizado dos alunos;
3. Usar dados sobre o aprendizado para embasar ações pedagógicas;
4. Fazer da escola um ambiente agradável e propício ao aprendizado.

A pesquisa mostrou também as principais estratégias utilizadas pelas escolas para implementar as mudanças necessárias, que possibilitaram os bons resultados. As principais são:

1. Criar um fluxo aberto e transparente de comunicação;
2. Respeitar a experiência do professor e apoiá-lo em seu trabalho;
3. Enfrentar resistências com o apoio de grupos comprometidos;
4. Ganhar o apoio de atores de fora da escola.

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Anos Finais do Ensino Fundamental
Ensino Médio