O programa Conexão Futura, da Futura, recebeu Luciana Teofilo, da secretaria municipal de Educação de Porto Ferreira; Ernesto Martins, diretor-fundador do Iede; e Fábio Waltenberg, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) para debater os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, recém-divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).
Faria abordou os desafios de aplicação da avaliação e a importância do acesso a dados que nos permitam obter um panorama mais amplo da situação educacional no país, além de ressaltar o olhar atento que devemos ter especialmente com os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, que apresentaram uma queda de aprendizagem muito importante em Língua Portuguesa (de 750, em 2019, para 725,5, em 2021) e não estão previstos de serem avaliados novamente pelo Saeb.
“Devemos olhar o Saeb com o compromisso da garantia de aprendizagem de todas as crianças e jovens. Há um grupo que foi muito impactado e a gente precisa avaliar novamente e ver se estamos conseguindo recuperar. Precisamos repensar o Saeb a luz desses resultados”, afirmou.
Veja a seguir um dos trechos do programa, em que Ernesto fala da importância de monitorarmos especialmente os estudantes que estavam em fase de alfabetização durante a pandemia: