Iede, Santillana e Moderna lançam livro “Ensino público com bons resultados”; acesse versão digital gratuita

2023-09-06T11:15:45-03:00 16/08/2022|

Obra traz estratégias e ações mapeadas por pesquisas em mais de mil redes de ensino de todas as regiões do Brasil 

O que fazem as redes públicas brasileiras que mais se destacam no Ensino Fundamental? Com o intuito de responder a essa pergunta, o centro de pesquisas em Educação Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) escreveu o livro “Ensino público com bons resultados”, que está disponível a partir desta terça-feira (16) no site da organização. A publicação é uma parceria com a Fundação Santillana e a editora Moderna e tem o apoio da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão Preto (IEA-USP/RP). A distribuição é gratuita.  

Acesse o livro “Ensino público com bons resultados”

A obra foi organizada por Ernesto Martins Faria, diretor-fundador do Iede, e por Lecticia Maggi, gerente de Comunicação e Conteúdo na instituição, e traz estratégias e ações de redes ensino de destaque em relação a cinco eixos estruturantes da educação: 1) políticas para professores; 2) avaliação e monitoramento da aprendizagem; 3) atuação da Secretaria de Educação; 4) currículo; e 5) material didático. Os achados foram mapeados a partir de pesquisas com mais de mil redes de ensino de todas as regiões do País. 

Em cada um dos eixos há um compilado de ações comuns a várias das redes analisadas, com citações e aspas desses municípios, explicando um pouco sobre como a política acontece, e ainda um artigo assinado por um especialista na temática. No eixo 1, de políticas para professores, o texto é de Gabriela Moriconi, doutora em administração pública e governo e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas; no eixo 2, do próprio Ernesto Faria, na condição de especialista em análises de indicadores educacionais e pesquisador nas temáticas de avaliações de  aprendizagem e fatores associados a bons resultados educacionais; no eixo 3, de Jamille Caldas, pedagoga que liderou a Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e Gestão Pedagógica da Prefeitura de Sobral (CE). O eixo 4, sobre currículo, tem análise de Kátia Stocco Smole, doutora em educação e diretora-executiva do Instituto Reúna; e o eixo 5, de Cecília Miranda, pedagoga e doutoranda em educação, que está à frente do time de pesquisas do Iede. 

O prefácio é de Claudia Costin, diretora-geral do Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (Ceipe-FGV), que, entre outros cargos importantes que ocupou, está o de secretária de Educação do município do Rio de Janeiro.

“Escrita durante a pandemia de covid-19, a obra recebeu insumos importantes sobre como o processo de aprendizagem é afetado pelas profundas desigualdades sociais e educacionais preexistentes, evidenciando que o fechamento das escolas e o esforço de oferecer aprendizagem remota puseram os sistemas educacionais em xeque. No entanto, o livro não se limita a identificar desafios da Educação brasileira. Mostra caminhos já percorridos por algumas redes e escolas que podem auxiliar o país a superar os problemas agravados pela pandemia e construir uma Educação de qualidade para todos, sem exclusões. É certamente leitura obrigatória para gestores educacionais e escolares e para professores”, destaca Claudia.

Acesse o livro “Ensino público com bons resultados”