Conheça a nova home do QEdu e as novas plataformas: QEdu Gestão, QEdu Países e QEdu Analítico

2021-07-01T09:53:19-03:00 01/07/2021|

O portal QEdu, velho conhecido dos gestores educacionais, está de cara nova: no dia 30 de junho, durante evento on-line que contou com a presença do Ministério da Educação (MEC) e de secretários, foi lançada sua nova home. Além disso, o QEdu também passou a ter três novas plataformas: o QEdu Gestão, o QEdu Países e o QEdu Analítico, visando atender às diferentes necessidades dos gestores.

Lançado em 2012, o QEdu possui mais de 5 milhões de acessos por ano e está presente em mais de 5 mil cidades do Brasil. Desde 2020, o Iede é o gestor do portal e trabalha com a Fundação Lemann em sua reformulação. Para isso, além da Fundação Lemann, conta também com o apoio do Itaú Educação e Trabalho e da B3 Social. Para o QEdu Gestão, especificamente, tem também o apoio da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão Preto (IEA/USP-RP)

A nova home do portal ficou mais fácil de navegar e responsiva para celulares. Mas não é só isso: agora, há mais dados e informações e todos os estados têm relatórios personalizados escritos pelos pesquisadores do Iede e que trazem os pontos fortes das redes e aqueles que precisam de mais atenção. Espera-se, com isso, ajudar as secretarias a realizarem um bom diagnóstico e, a partir dele, pensar em intervenções.

“O QEdu, a partir de 2012, facilitou a leitura da sociedade sobre a situação da aprendizagem nas escolas e redes de ensino públicas do Brasil. No entanto, muitos passos precisam ser dados para garantir que de fato os dados orientem a tomada de decisão”, explica Ernesto Faria, diretor-fundador do Iede.

Em razão disso, o QEdu agora conta também com outras três plataformas que atendem a objetivos diferentes. Conheça e navegue por cada uma das delas:

QEdu Gestão

Uma ferramenta que permite personalização: cada usuário, após se cadastrar e obter login e senha junto ao Iede, pode inserir dados próprios de suas redes, sejam de avaliações ou questionários (assista aqui a um vídeo curto e saiba mais). Os usuários podem optar por deixar seus dados privados, com acesso restrito apenas aos profissionais com a senha, ou torná-los públicos. É o que faz a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do IEA-RP/USP, por exemplo, que produziu análises focadas nas cidades brasileiras de médio porte. Todas as planilhas estão abertas ao público, permitindo a análise de especialistas e abrindo caminho para a cooperação entre municípios.

QEdu Países 

A plataforma permite a comparação do Brasil com os outros países que realizam o Pisa (Programme for International Student Assessment), com o objetivo de entender como está a aprendizagem dos estudantes do País em perspectiva internacional.

QEdu Analítico

Já o QEdu Analítico é uma ferramenta de Business Intelligence (Bi) para o cruzamento e análise de vários dados educacionais de forma rápida.

Para saber mais:
Assista ao evento de lançamento da home do QEdu