Evento Gesto 2022-05-19T14:13:08-03:00

SOBRE O IEDE

O Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) foi fundado em novembro de 2017 pelo pesquisador Ernesto Martins Faria. Nascemos com o objetivo de aproximar pesquisadores, jornalistas, educadores e formuladores de políticas públicas e fomentar discussões relevantes a partir de pesquisas consistentes e aplicáveis. Nesses quatro anos de atuação, seguimos buscando diminuir a distância entre a Academia, o governo e a mídia, e contribuir para a qualificação do debate educacional. Nos últimos dois anos, especialmente, concentramos os nossos projetos e pesquisas em três eixos principais: 

Entendemos que a identificação e o compartilhamento de boas práticas na área de Educação, a redução das desigualdades e avaliações que tenham, cada vez mais, significado pedagógico, são fundamentais para aquilo que almejamos: ajudar o Brasil a ter um sistema educacional de referência, que ofereça um ensino de qualidade com igualdade de oportunidades a todos os alunos e alunas. 

QEDU E FORMAÇÕES

Baixe aqui nosso catálogo de formações

O QUE É O QEDU? – O QEdu é um portal de dados educacionais, criado em 2012, que traz diversas informações sobre a Educação Básica brasileira no nível do País, estados, municípios e também por escola. Na plataforma, você tem acesso, por exemplo, ao percentual de estudantes com aprendizado adequado em Língua Portuguesa e em Matemática, às taxas de reprovação e de abandono escolar, e conhece qual é o Ideb de cada localidade. Presente em mais de 5 mil cidades, o QEdu teve 3 milhões de acessos somente no primeiro trimestre de 2022.

IEDE E QEDU – Desde 2020, o Iede é o gestor do portal QEdu e trabalha com a Fundação Lemann em sua reformulação. Para isso, além da Lemann, conta também com o apoio do Itaú Educação e Trabalho e da B3 Social.

FORMAÇÕES OFERECIDAS ÀS REDES DE ENSINO – O Iede oferece a diversos públicos (gestores de redes de ensino, técnicos de secretarias, diretores escolares, professores, profissionais do 3º setor etc) formações sobre o uso de dados e indicadores. Essas formações, com média de 2h de duração, visam demonstrar de maneira bastante prática como encontrar os dados educacionais que atendam às necessidades do usuário e como utilizá-los para alcançar a transformação desejada na Educação.

Há três temáticas de formações:

1.Apresentação de dados educacionais e de todas as plataformas QEdu (portal, QEdu Gestão, QEdu Países e QEdu Analítico)

Traz um panorama sobre os dados educacionais disponíveis no Brasil e mostra, em detalhes, como localizar as informações no QEdu e nas suas plataformas e como elas podem ser utilizadas no dia a dia da gestão de uma escola ou rede de ensino.

2. Aprofundando-se no Saeb e no Ideb

É uma formação que traz informações como metodologia do Saeb, construção das matrizes, escala de proficiência, padrões de desempenho, interpretação pedagógica, entre outras. No caso do Ideb, são abordadas a metodologia por trás de sua construção, limitações e formato de interpretação e diferenças para os indicadores estaduais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).

3. Como melhorar o desempenho de uma rede ou escola a partir do uso de dados

Essa formação ajuda o gestor/educador a identificar quais são os pontos fortes e fracos de sua rede de ensino ou escola a partir do uso de dados do QEdu. Apresenta ainda exemplos de boas práticas, mapeados pelos estudos Educação que Faz a Diferença e pela série Excelência com Equidade.

QEDU GESTÃO

O QEdu Gestão é uma ferramenta para apoio à gestão e para a disseminação de dados e evidências. Cada usuário, após se cadastrar e obter login e senha junto ao Iede, pode inserir dados próprios de suas redes de ensino, sejam de avaliações ou questionários, por exemplo (assista aqui a um vídeo curto e saiba mais). Dessa forma, podem visualizar e analisar de forma simplificada indicadores de seu interesse.

Os usuários podem deixar seus dados privados, com acesso restrito apenas aos profissionais com a senha, ou torná-los públicos. A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão Preto (IEA-RP/USP), fez isso: produziu análises focadas nas cidades brasileiras de médio porte e deixou todas as planilhas públicas, permitindo a análise de especialistas e abrindo caminho para a cooperação entre municípios.

Nossa equipe também disponibiliza na plataforma dados referentes à distorção idade-série, abandono escolar, evasão, clima escolar, entre outros. Assim, os gestores têm mais subsídios para tomar melhores decisões relacionadas a políticas públicas em Educação, que impactem a aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil ao final do Ensino Médio.

IEDE E ANÁLISES DE DADOS

Desde a sua fundação, o Iede realiza, sob demanda, projetos na área de Educação, que envolvam principalmente a análise de dados educacionais e que visem auxiliar organizações ou secretarias de Educação a terem o seu impacto ampliado.

Tais projetos estão sempre alinhados à razão de ser da entidade e a algum dos nossos três pilares de atuação: mapear e disseminar boas práticas de redes de ensino e escolas; diagnosticar e fazer análises que ajudem no combate às desigualdades educacionais; atuar para que indicadores e avaliações orientem as tomadas de decisão.

Alguns exemplos de projetos realizadas nessa linha são:

a) Parceria com o Instituto Gesto para diagnosticar as desigualdades existentes em redes de ensino

Realizamos a análise de dados educacionais disponibilizados por redes de ensino parceiras do Instituto Gesto, com o intuito de orientar os gestores quanto ao uso dos dados disponíveis e a identificar escolas prioritárias em relação às desigualdades existentes. Uma das análises foi sobre o município de Joinville (SC), a partir de dados da avaliação diagnóstica da Plataforma de Apoio a Aprendizagem do Caed, além de informações dos alunos e das escolas. Dessa forma, foi possível realizar alguns cruzamentos, por exemplo, entre desempenho e a cor/raça do estudante.

b) Pesquisa sobre o uso dos recursos públicos pela Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso

Fomos contratados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para analisar diferentes áreas da Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso a fim de apontar caminhos para tornar mais eficiente a utilização dos recursos públicos da rede. Para isso, analisamos também os projetos e processos da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, que apresenta resultados educacionais de destaque, com o intuito de identificar boas práticas em relação ao uso do dinheiro público, que pudessem servir de inspiração ao estado do Mato Grosso.

c) Avaliação diagnóstica do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e do Centro de Mídia do Sistema Educacional Interativo do Pará (SEI)

A pesquisa contou com trabalho etnográfico, que incluiu visitas a seis escolas do Amazonas, de três municípios, e a sete do Pará, também de três municípios, que contam com ensino médio mediado por tecnologia. Nestes locais, além de observações de aulas, foram conduzidas entrevistas com estudantes e professores mediadores, assistentes de direção e diretores, com o objetivo de diagnosticar os pontos de destaque e as fragilidades e, ou, pontos de melhoria dos programas.

d) Análise dos indicadores de desempenho da rede estadual do Paraná

Tal estudo teve dois grandes objetivos: o primeiro foi analisar o desempenho dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino do Paraná, dado o seu sexo e nível socioeconômico. Foi feita uma análise comparativa da diferença no desempenho no Ideb entre os estudantes de alto e de baixo nível socioeconômico e também por gênero. O segundo objetivo foi observar as desigualdades presentes entre homens e mulheres em relação a emprego e salários, trazendo comparações a nível nacional, regional (sul do País) e dentro do próprio estado do Paraná.