Está no ar o nosso relatório de atividades 2023, que traz um compilado dos principais projetos e pesquisas do ano nos nossos 3 pilares de atuação: 1. Mapear e disseminar boas práticas de redes de ensino e escolas; 2. Diagnosticar e fazer análises que ajudem no combate às desigualdades educacionais; 3. Atuar para que indicadores e avaliações orientem as tomadas de decisão na área de Educação.
Em 2023, muito nos orgulhou a publicação do “Guia para realizar um bom diagnóstico de equidade educacional”, em parceria com a Fundação Lemann e o Centro Lemann para Liderança e Equidade na Educação. Escrito por Lecticia Maggi e Ernesto Martins Faria, o documento é fruto de um extenso trabalho de pesquisa e que contou com a colaboração de diversos educadores, técnicos e secretários de Educação, pesquisadores e profissionais que estudam questões raciais, além de ter passado por revisão internacional.
O ano também teve a publicação de importantes estudos: “O cenário do ensino de matemática no Brasil: o que dizem os indicadores nacionais e internacionais”, com B3 Social, Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (Lepes) da FEA-RP/USP; “Tecnologias Digitais nas escolas municipais do Brasil: cenário e recomendações”, com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), a Fundação Telefônica Vivo e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); “A relação entre hábito leitor e indicadores socioeconômicos e educacionais”, com a Árvore.
Análises sobre avaliações internacionais como o Programme for International Student Assessment (Pisa) 2022 e o Progress in International Reading Literacy Study (Pirls) também fizeram parte do nosso ano, assim como ações em prol de um novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Tivemos essa atuação reconhecida ao sermos convidados a falar em audiência pública da Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal e termos nosso documento “Propostas e reflexões para o novo Ideb“, utilizado como referência do Relatório final, “Avaliação de Políticas: Plano Nacional de Educação – Meta 7”, elaborado pela comissão do Senado sobre o tema.
É preciso destacar ainda a nossa frente de formações sobre dados e indicadores. Ao longo do ano, foram 22 formações online e gratuitas, que chegaram a profissionais de 724 redes municipais de ensino, em 24 Estados! Também investimos no aprimoramento e na disseminação da plataforma Iede Pedagógico, que tem como objetivo auxiliar educadores a fazerem melhores avaliações e, a partir delas, obterem informações de qualidade sobre a aprendizagem de seus estudantes, que possam apoiá-los em seu planejamento pedagógico.
O ano de 2023 foi de importantes realizações no âmbito do portal QEdu, do qual somos gestores: chegamos a 7,6 milhões de usuários, incluímos dados sobre as escolas de tempo integral e iniciamos o processo de internacionalização da plataforma QEdu Países, com sua tradução para as línguas inglesa e espanhola. Um grande avanço foi a disponibilização dos dados de estudantes alfabetizados por Estado do País, calculados por nós a partir dos microdados do Saeb 2021 e utilizando como base os critérios definidos na pesquisa Alfabetiza Brasil, do MEC.