QEdu: Aprendizado em Foco

2017-11-07T22:08:46+00:00 06/11/2012|

A seguir post que escrevi no blog da Fundação Lemann sobre o lançamento do portal QEdu.

QEdu: Aprendizado em Foco*

 

Após muitas reuniões, apresentações do portal e workshops é com felicidade que podemos dizer que, finalmente, nasce o QEdu.

Fundação Lemann em parceria com a Meritt trabalhou quase um ano nesse portal para que as milhares de informações disponíveis nos microdados da Prova Brasil pudessem ser de mais fácil acesso e pudessem auxiliar gestores, professores, pais e o público geral. O portal permite que qualquer pessoa, especialista ou não, encontre dados sobre a qualidade da educação de forma clara, interativa e intuitiva, possibilitando conhecer a fundo o desempenho de nossos estudantes e os fatores a ele relacionados.

QEdu tem o objetivo de por meio da apresentação de dados educacionais de uma forma amigável complexificar o debate sobre resultados das avaliações educacionais, auxiliar gestores na tomada de decisões com base em evidências e orientar pais de alunos sobre o aprendizado deles e fatores que o influenciam, para com isso auxiliar para uma melhora no aprendizado dos alunos do país.

E sempre com foco no aluno! Não por acaso o nosso portal foca nos indicadores que apontam o percentual de alunos com aprendizado adequado, que utilizam a definição do Todos Pela Educação e de diversos especialistas de quais pontuações na Prova Brasil indicam um aprendizado adequado à série.

Tendo como fontes a Prova Brasil e o Censo Escolar, o QEdu reúne informações detalhadas sobre cada escola, cidade e estado do país, permitindo desde comparações simples até análises mais aprofundadas. Outro diferencial do portal é a disponibilização de um grande banco de dados sobre o perfil dos estudantes, diretores e professores, e um detalhamento sobre as condições de infraestrutura e matrícula nas escolas.

Abaixo relatos de algumas pessoas sobre o QEdu. Espero que gostem, acessem e que o portal seja útil a todos os interessados na área.

Anna Penido fala sobre o QEdu

Mozart Neves Ramos fala sobre o QEdu

Thiago Feijão fala sobre o QEdu

Alfredo Sandes fala sobre o QEdu

Paula Louzano fala sobre o QEdu

* Publicado originalmente em http://fundacaolemann.org.br/blog/