Projeto Integrar Eixo Educação

2018-05-16T13:24:52+00:00 11/05/2018|

Avaliação do Eixo Educação do Projeto Integrar 2017, da Kinross Brasil Mineração, que ofereceu aulas de reforço escolar para alunos do ensino fundamental, na cidade de Paracatu, em Minas Gerais.

Sobre o trabalho realizado

O Programa Integrar visa o desenvolvimento sustentável da cidade de Paracatu. No eixo Educação, além de aulas de reforço em língua portuguesa e matemática para alunos do ensino fundamental I e II, há formação de professores, palestras e outros mecanismos de apoio às escolas. A Kinross é uma mineradora multinacional fundada no Canadá, em 1993.

A partir das análises realizadas, o Iede elaborou um diagnóstico que apontou as melhorias necessárias para a estruturação de um programa sustentável, que mantivesse os resultados nas escolas contempladas, mesmo após o fim período de vigência do projeto.

Como fizemos isso?

Metodologias qualitativas

  • Observações etnográficas;
  • Entrevistas com todos os atores envolvidos no programa, sobretudo, os alunos.

Análises quantitativas

  • Avaliações diagnósticas a partir de dados da Prova Brasil, avaliações internas e dados de questionários.

Recomendações

  • A partir dos resultados, o Iede fez, além das sistematizações, um documento de duas páginas com recomendações. Como produtos adicionais, também indicamos como poderiam ser criadas teorias da mudança para as ações e como poderiam ser elaborados instrumentos-base para monitoramento.