Jornal O Tempo: Para mineiros, educação tem que ocorrer na escola

2018-09-27T16:39:30+00:00 12/08/2018|

Seis em cada dez pessoas dizem que ensinar os filhos em casa não deve ser opção

Por Aline Diniz, do Jornal O Tempo

A sétima edição da Pesquisa Minas no Brasil de 2018 foi às ruas para levantar a opinião dos mineiros sobre o “homeschooling”, ou educação em casa. Das 610 pessoas entrevistadas, quase 60% (364) consideram que o Estado deve obrigar os pais a matricular os filhos em uma escola.

Os dados mostram que 17,6% (108) dos participantes consideram que os pais devem ser livres para criar os filhos da maneira que considerarem mais adequada. Outros 21,8% (133) dos entrevistados avaliam que o governo deve obrigar os pais a fornecer educação às crianças, mesmo que em casa.

A promotora de vendas Maria Irle da Cruz, de 42 anos, é a favor de que o governo obrigue os pais a colocar os filhos na escola. “Hoje etá muito difícil conduzir os filhos, e sozinho (sem escola) é pior. A criança tem que evoluir , conhecer outras pessoas e saber dividir. As crianças de hoje não sabem dividir”, avalia.

(…)

O pesquisador em educação e diretor-fundador do Portal Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Ernesto Martins Faria, vê com preocupação a adoção do ensino doméstico no Brasil. “Como, de fato, avaliar  que os pais estão fazendo um trabalho melhor ou igual ao que a escola faria? Principalmente considerando que a grande maioria dos pais brasileiros não apoia os filhos nos estudos de uma maneira efetiva”, ressaltou.   Leia a reportagem completa no Jornal O Tempo