Jornal Hoje – G1: Seis milhões e meio de alunos farão a Prova Brasil

2017-12-07T21:05:37+00:00 23/10/2017|

Prova avalia a educação básica no país.
Pela 1ª vez, estudantes do último ano do ensino médio serão avaliados.

A Prova Brasil,  que leva o nome do país, é grande como o desafio de melhorar a educação. Desta segunda-feira (23) até 3 de novembro, 6,5 milhões de alunos, mais professores e diretores de 73 mil escolas vão responder a prova que avalia a educação básica. Ela é obrigatória para as escolas públicas e opcional para as particulares. Cada instituição faz num dia diferente. A ansiedade é o ponto em comum.

Os alunos terão uma hora e 40 minutos para responder as perguntas de português e matemática. Vinte minutos para preencher o gabarito e meia-hora para concluir um questionário com informações pessoais, como renda da família e hábitos de leitura. Pela primeira vez, todos os estudantes do último ano do ensino médio da rede pública serão avaliados.

“E aí a partir desse diagnóstico, pensar as ações de melhoria. Olha, bom, nesse quesito nós estamos indo bem, mas e nos outros quesitos, como estamos? O que podemos fazer pra melhorar?”, fala a diretora de avaliação da educação básica do Inep, Luana Bergmann Soares.

LEIA A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA NO SITE DE ORIGEM