Excelência com Equidade no Ensino Médio

2018-12-17T16:25:18+00:00 14/05/2018|

Realização da pesquisa “Excelência com Equidade no Ensino Médio”, com o objetivo de investigar as práticas das escolas que, mesmo em um contexto socioeconômico adverso, conseguem bons resultados educacionais.

A pesquisa é realizada em 8 municípios e envolve Secretarias de Educação e escolas públicas de ensino médio. Fazem parte do projeto tanto escolas com bom desempenho inseridas em regiões com um contexto socioeconômico adverso (como grupo tratamento), quanto escolas inseridas na mesma região, mas com pior desempenho (como grupo controle).

Parceiros realizadores: Fundação Lemann, Instituto Unibanco e Itaú BBA.

Como a pesquisa é realizada?

A escolha das escolas do grupo tratamento levou em conta critérios como:

  • Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) razoável e poucos alunos em nível insuficiente de aprendizagem;
  • Alto índice de ingresso no Ensino Superior;
  • Trabalho com habilidades para o mercado de trabalho e vida em sociedade;
  • Evasão zero ou quase zero.

Atividades que são realizadas nas escolas:

  • Observação etnográfica, para entender os aspectos inconscientes da rotina e das ações dos profissionais das escolas;
  • Entrevistas em profundidade com as Secretarias de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos;
  • Rodas de conversa com alunos e pais de alunos;
  • Tríades (debates em grupos menores) com professores.

Acesse a pesquisa Excelência com Equidade para os anos iniciais e finais do ensino fundamental